sexta-feira, 18 de março de 2016

Sessão NETFLIX - Sherlock x Elemetary

   Para os amantes de crítica, não estarei aqui tecendo comentários técnicos referentes a cada seriado em si, que por sinal, são muito bem avaliados.

   Sherlock é um seriado que começou em 2010 e possui como atores principais Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, o primeiro me remete a Star Trek - Na Escuridão e o segundo a O Hobbit. São atores de peso e ainda estou devendo assistir O Jogo da Imitação para ver mais uma vez Benedict interpretando.

   Os episódios de Sherlock são longos, equivalem a um filme de uma hora e meia aproximadamente. Na primeira vez que decidimos assistir para compará-lo com Elementary tivemos que dividir em duas etapas o primeiro episódio e nos surpreendemos.

   Apresentando um ar de modernidade, Sherlock Holmes se mostra um ex-dependente químico em Elementary e conta com uma companheira sóbria Joan Watson, contrariando a história original, cujo parceiro de Holmes sempre foi um homem. Comparado a "Sherlock", Watson é um médico que serviu ao exército e possui experiência com armas e medicina. Joan Watson de "Elementary" é uma médica que sofreu com uma decepção na medicina e decidiu seguir como acompanhante sóbria. Em ambos os seriados, a experiência médica de Watson é solicitada por Sherlock.

  No NETFLIX encontramos três temporadas completas de SHERLOCK, mas não é tão animador assim, pois cada temporada é composta de três episódios apenas. Para quem gosta de passar semanas assistindo cada dia uma temporada encerrará esse seriado em menos de duas, infelizmente.

   Já Elementary temos muito mais episódios e estamos no início da maratona da segunda temporada e podemos chegar a algumas conclusões e semelhanças entre os episódios.

   Um ponto em comum é o principal inimigo de Sherlock, um desafio para sua a inteligência: Moriarty, porém os gêneros desse vilão também se apresenta de formas distintas em cada seriado. O irmão de Holmes, Mycroft, aparece apenas na segunda temporada de Elementary e apresenta diferenças entre os seriados, também né? As leituras e interpretações devem ser diferentes para um não ser considerado plágio do outro.


   Outra coisa em comum nos seriados é a ênfase dada na relação que Watson possui com Holmes. Enquanto em SHERLOCK alguns acham que eles possuem uma relação homo afetiva, em Elementary muitas vezes sugerem que Watson fosse uma "acompanhante de luxo" de Holmes. Porém, em nenhum dos dois seriados encontrei evidências ou cenas que sugerem aproximação entre eles além da amizade e do trabalho que desenvolvem durante as investigações.
   
  SHERLOCK dá muita ênfase nas obras originais de Arthut Conan Doyle e o estilo cinematográfico inglês, que muitas vezes é considerado "estrangeiro" por fugir do padrão americanizado. Vale muito à pena se debruçar por horas para assistir e na minha humilde avaliação é um seriado muito superior a Elementary.

   Mas não podemos dispensar Elementary por completo, ele também é muito bom, interessante de assistir e até mais fácil de desvendar alguns casos antes mesmo da ilustre análise de Holmes, o que nos deixa mais à par das investigações em cada episódio. Na primeira temporada nos deparamos com um Holmes por vezes em conflito com a sua recuperação na dependência das drogas e fortalecendo a relação com Watson, praticamente treinando-a para ser também uma detetive.

   Se você é louco como nós e não resiste a comparar seriados, vale à pena mesclar os episódios de um e de outro. É claro que Sherlock se encerrará mais cedo em relação a Elementary, por isso recomendo assistir três o quatro episódios de um para assistir um do outro.

   Sem divulgar mais informações sobre cada seriado, encerro aqui essa postagem. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Eulálio,
    Eu sou louca para assistir Sherlock, já li alguns livros e sempre gostei muito.
    Só vejo elogios sobre essa série. Elementary está na lista também, mas depois de Sherlock, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra,

    Apenas se prepare que cada episódio de Sherlock é um filme de uma hora e meia, mas que não tira em momento algum o interesse e o brilho do seriado. Eu gostei muito!

    ResponderExcluir