sexta-feira, 25 de março de 2016

Sessão cinema: Batman x Superman

   Após a boa expectativa de ver Deadpool nos cinemas, retornamos dessa vez para assistir ao retorno do Cavaleiro das Trevas numa parceria com o Homem de Aço. Qual seria a abordagem, como seria desenvolvida a trama? Talvez comentar muito sobre o filme trará spoilers demais e tirará os ânimos de quem deseja assistir, mas vamos lá, me controlarei ao máximo.

   Batman vs Superman é uma continuação direta do filme Man of Steel, momento em que Superman entra em confronto direto com o comandante Zod, kriptoniano assim como Clark Kent, e numa batalha devastadora em Metrópolis o derrota. A cidade fica destruída. Por um acaso do destino Bruce Wayne está lá e assiste assustado à batalha e destruição de prédios.

   A força sobre-humana de Superman assusta não apenas Bruce Wayne, mas também um conjunto de senadores que apenas torcem para que o Homem de Aço não desista da humanidade e se volte para ela como um tirano.

   Batman - Bruce Wayne se mostra no filme cansado, meio que desiludido e no início da trama ele persegue uma conspiração terrorista que pretendia implantar uma bomba nuclear em Gotham City, pelo menos era o que ele fazia parecer. No filme nos deparamos com um homem morcego implacável e imparcial, não se importando se o bandido iria morrer ou não, até mesmo se suas ações trariam como consequência a morte.

   Bruce Wayne x Ben Affleck - Posso afirmar que não vi o ator Ben Affleck, mas sim Bruce Wayne cansado e "velho". Talvez se tivesse colocado algumas cicatrizes, algumas marcas das inúmeras batalhas que ele enfrentou se tornaria mais verossímil ao personagem.

   O Mordomo Alfred mais parecia o comissário Gordon, o ator atenderia muito bem ao personagem policial que ao mordomo, que no filme acaba assumindo mais algumas responsabilidades, tais como reparar o Batmóvel e prover acessórios ao uniforme do Homem Morcego.

   Henry Cavill consegue convencer mais o personagem Superman nesse filme que no anterior, cujas cenas eram muito mais dinâmicas e menos dramáticas. Entre proteger a sua amada Lois Lane de reportagens completamente desafiadoras e perigosas e salvar pessoas de alguns riscos, como incêndio, explosão de um foguete com destino à exploração espacial, coisas assim.

   Um problema maior se tornou quando o Estado questiona a força exercida pelo Superman e o quanto ele pode ser confiável para a sociedade. É nesse instante que o papel de Lex Luthor se apresenta audaz, propondo uma arma capaz de derrotar o alienígena que é comparado a Deus.

   Existe um enorme saudosismo desse filme, ele remete a cenas e ações de filmes e sequências anteriores. Lex Luthor, assim como nas outras versões, é o responsável por descobrir o segredo de Clark Kent, bem sabemos que ele nos outros filmes invade o esconderijo do Homem de Aço e descobre segredos preciosos sobre o planeta Kripton, a história e forma de agredir o Superman. Vários trechos do filme me fez lembrar do filme com Christopher Reeve e também Superman Returns.

   Aqui não posso deixar de dar um "spoiler" importante para o filme. Lex Luthor se mostra inteligente o bastante e responsável por toda a trama do filme Batman vs Superman. Um colega de trabalho já comentou que a justiça foi feita com o personagem em relação aos quadrinhos.

   Mas e a entrada da Mulher Maravilha, Aquaman, Flash, Cyborgue? Excetuando a heroína amazona, os demais personagens surgiram de forma igual ao que o herói mais rápido do mundo, como um "flash". Aquaman deve ser melhor desenvolvido em seu filme solo e não sei como será Cyborgue e Flash.

   Há uma grande referência à nomenclatura meta-humano, uma denominação que fui conhecer no seriado Flash, que assisti apenas à primeira temporada no NETFLIX e gostei muito. Sabendo da existência desses personagem sobre-humanos, Batman se mostra curioso em descobri-los e conhecê-los.

   Digamos que é aí que a Mulher Maravilha surge e se mostra desesperançosa com a humanidade. Por ser a mulher e heroína mais antiga em relação aos demais personagens, ela surge no filme disfarçada e sem interesse algum em interferir na linha do tempo da história, pelo menos era o que desejava, até surgir um inimigo capaz de se regenerar ou ressuscitar após cada morte, se tornando mais forte e indestrutível: Apocalypse.

   Seguindo talvez a máxima fidelidade aos quadrinhos, Apocalypse possui muita semelhança de seu personagem, no entanto, sua criação é um tanto questionada. Alguns falam que sua origem veio do próprio planeta Kripton, no entanto, no filme vemos o vilão sendo criado no planeta Terra mesmo e com o mesmo poder de regeneração e ressuscitar com mais força.

   Quem conhece a história original sobre Apocalypse sabe que ele é o responsável pela morte do Superman. Será que o fim seria o mesmo no filme?

   E aí, já assistiu ao filme também? Gostou? Quer comentar algo? Aproveite o espaço para escrever! Até mais!

2 comentários:

  1. Oi Eulálio,
    Estou MUITO empolgada com esse filme, ainda mais ao saber que o Ben Affleck conseguiu incorporar o papel do Batman de forma exata.
    Não só a Mulher Maravilha me deixa curiosa... tem o Aquaman que me encanta, acho que o Momoa vai arrasar!
    Só consegui ingresso para o domingo. Em breve, trago minha opinião também.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O termo meta-humano foi a alternativa da DC para não conflitar com o termo mutante, muito presente e marcante na Marvel, principalmente pelos mutantes X-Men.

    ResponderExcluir