segunda-feira, 20 de março de 2017

Dicas para Word 06: Caixas de textos e imagens

Você gostaria de inserir imagens ou caixas de texto no seu livro?
Bem, se sua intenção é de produzir um e-book, saiba que as imagens deverão ser centralizadas e entre parágrafos (ou linhas, mas aí fica "desconexo"). Pelo menos essa é uma orientação da própria Amazon. A configuração de uma caixa de texto pode sair desconfigurada num formato e-book, mas há como contornar isso.
Primeiro, você quer inserir uma caixa de texto, um balão de diálogo, por exemplo? Você precisa ir na aba "Inserir", selecionar "Formas" se quiser uma caixa personalizada ou "Caixa de Texto". No meu caso, selecionei "Formas" e a opção "Textos Explicativos" (IMG 01).



É possível formatar fonte, afastamento, cor de fundo, cor de fonte, etc. Recomendo brincar com as inúmeras possibilidades de uma caixa de texto.
Poxa, mas a caixa de texto ou a forma fica toda desconfigurada na página. Você poderá ir na aba "Formatar" e selecionar "Quebra de Texto Automática" ou ao lado da própria caixa de texto, tem um botão ativo de "Opções de Layout" (IMG 02).



[ATENÇÃO] Essa dica funciona também para imagens!
Se o livro for um e-book, selecione "Superior e Inferior", se o livro for impresso, você pode selecionar outras opções, eu prefiro a opção justa e isso me permite mover a imagem por entre o texto. Se for caixa de texto, mantenho o padrão "Superior e Inferior".
[DICA] É possível inserir imagens no cabeçalho e rodapé, vide IMG 01.
Poxa, mas você disse que caixas de textos podem ficar desconfiguradas no e-book e não disse como resolver isso!
Calma, Luke. Tudo tem o seu tempo.
Ajustada a sua caixa de texto, toda configurada e bonitinha? Você irá recortá-la (Ctrl+X) e irá Colar Especial, aba página inicial, colar, colar especial (IMG 03). Abrirá uma nova janela e você escolherá a opção Imagem (JPEG) ou Bitmap. (IMG 04)




Pronto! Sua caixa de texto se transformou numa imagem e dificilmente terá problemas de compatibilidade com o formato e-book, mas será necessário refazer a operação de ajuste à página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário