sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sessão NETFLIX: Beast of No Nation



   Para quem já teve estômago para assistir a filmes como Hotel Ruanda, e até mesmo Horas de Desespero, Beast of no Nation traz de volta a temática de conflitos entre povos africanos em regiões muito próximas.

  O filme é narrado pelo garoto Agu, o protagonista. A história inicial é bonita: garotos extremamente espertos, criativos e brincalhões, vivem num vilarejo protegido por soldados da ONU. Eles também recebem refugiados de um conflito num vilarejo próximo.

   O pai de Agu se mostra solidário com os refugiados. Ele abandona a profissão de professor e oferece parte de suas terras para construir abrigos para os refugiados. Apesar das condições precárias e completamente decadente, a população local vivia com poucos recursos que possuía e dividia entre si.

   Ainda havia alegria nesse vilarejo.

   O conflito armado se estende a decisões políticas e o vilarejo é comunicado que deixaria de ter proteção da ONU. Desesperadamente, o pai de Agu procura tirar sua esposa e os dois filhos mais jovens de lá, no entanto, só consegue passagem para ela e uma filha menor. Agu e o irmão permanecem ao lado do pai e mais outros homens do vilarejo para defender o local e evitar saques.

   Infelizmente, o local é invadido por tropas do governo (não deveria ser felizmente?) e os habitantes são confundidos com rebeldes. Antes que fosse fuzilado, o pai de Agu consegue fazer com que seus dois filhos escapem, no entanto, o mais velho é atingido durante a fuga e Agu acaba só no meio da mata.

   Poderia ser mais um filme contando a fuga e sobrevivência de uma criança, no entanto, Agu quase é morto por uma facção rebelde, acaba capturado e seduzido a se tornar um soldado (mesmo sendo criança), com o propósito de vingar a morte de seu pai.

   Os trechos narrados por Agu mostram uma criança religiosa, crente em Deus e que no início se lamenta por seus atos. Ele é forçado a cometer atrocidades, assassinatos, se droga e como numa lavagem cerebral, esquece de todo o propósito que havia criado ao se tornar soldado. Ele não queria vingar a morte de seu pais, mas sim, reencontrar sua mãe na capital.

   É um filme forte, as imagens em alguns trechos são pesadas e marcantes. Me surpreendi pela qualidade do filme, com orçamento bancado pela própria NETFLIX. Eu relutei em assistir alguns meses atrás, permaneceu na minha lista até encontrar o momento oportuno e valeu muito à pena.

   Recomendo!

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a maneira em que terminou é filme. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Beasts Of No Nation imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do ator Idris Elba, um ator muito comprometido (pode ver osFilmes Ação 2017 são uma ótima opção para entreter), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir