quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Todo mundo odeia... Adam Sandler

   Tenho visto críticas negativas quanto aos filmes lançados e tendo Adam Sandler como ator principal. O curioso é que somente os intelectuais fazem péssimas avaliações, quando há espaço para avaliação do público a situação se inverte. Vejamos por exemplo o filme Trocando os Pés, a avaliação do site especializado em filmes foi de duas estrelas, a imprensa avaliou com 2,2 estrelas. Seria normal o publico também aplicar uma nota baixa, no entanto, a avaliação popular foi de 3,4 estrelas de um total de cinco, ou seja, passou na trave com uma aprovação média de 70%.
   Poderíamos dizer que o NETFLIX fez uma péssima escolha ao contratar Sandler com exclusividade para produzir novos filmes para estrearem em seu catálogo, porém, o título mais novo chamado Ridiculous 6 alcançou a maior audiência no início de 2016 (veja matéria aqui). Deveria ter sido o contrário. e mais uma vez o site especializado aplica a nota de uma estrela, enquanto o público avalia em 3,1 estrelas.
   Cheguei à conclusão que os críticos não estão mais tolerantes com os filmes tidos como "besteirol" ou comédia. Para um filme desse gênero ser bem avaliado talvez precise ser inteligente, original, inusitado, coisas assim. Não sou fã de Adam Sandler, o último filme que assisti foi Trocando os Pés e considero que o melhor já estrelado por ele seja Como se Fosse a Primeira Vez. De besteirol a drama, Sandler já fez de tudo um pouco e possui seu público fiel. É nesse ponto que gostaria de focar.
   Muitas vezes somos influenciados pelas críticas, se bem avaliado merece ser assistido, precisamos conhecer e tecer boas críticas também. Quando não é bem avaliado, nem nos arriscamos em conhecer ou ler outras críticas. Julgo a maioria dos filmes de Adam Sandler como ideais para serem assistidos numa sessão da tarde logo após o almoço, quando estamos processando o alimento em nosso estômago, com uma preguiça de quase sono e o cérebro não está afim de ficar pensando muito. Ou seja, piadas óbvias, exposição do ridículo e bobagens que fazem rir sem precisar raciocinar demais funcionam melhor nesse horário.
   O problema da maioria das críticas negativas está em não observar a partir de outra perspectiva, do objetivo pelo qual o filme foi produzido: ser um besteirol sem sentido e sem necessidade de muito raciocínio por exemplo. Gosto de assistir filmes e julgo que Adam Sandler não deveria ser merecedor de avaliações inferiores a três estrelas, permaneceria sempre na média ou próxima dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário