segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Filme - A Caça


   É muito bom assistir filmes que instigam à reflexão. Além disso, é uma obra considerada "estrangeira" (Dinamarquês) que foge do padrão americano (que também deveria ser considerado estrangeiro), e se fosse talvez não nos permitisse cenas silenciosas que por si só descreve em imagens aquilo que não precisa ser dito. Eu imagino que se viesse a ter uma versão americanizada, teria mais ação, mais efeitos especiais e um drama forçado, claro e evidente que não nos permitisse pensar muito.
   Mas vamos lá, deixarei essa minha prolixidade para comentar sobre o filme. Lucas procura reerguer sua vida após uma separação conturbada e ficar afastado de seu filho. Com um emprego de professor numa creche ele acaba sofrendo inicialmente com uma suspeita de ter molestado uma das crianças, que é filha de seu melhor amigo. A diretora leva o caso a sério e sem nenhuma discrição leva o assunto para conhecimento dos demais pais. Parte da história traz o princípio que uma criança não mente e por isso, o que a garotinha fala à diretora é tida como uma verdade incondicional, mesmo depois ela demonstrando incerteza e afirmando que foi mentira, que ela inventou.
   Se fosse no Brasil, Lucas com certeza teria sido linchado publicamente antes que uma viatura chegasse a tempo para evitar sua morte. A filmagem mostra algo diferente e não sei se ocorre assim na Dinamarca, enquanto ele é investigado ele se afasta forçosamente do trabalho, no entanto, por ser uma figura pública e reconhecida, acaba sofrendo com o preconceito da população. Seu melhor amigo prefere entender que a filha disse a verdade ao invés de tentar entender a versão de Lucas.
   Pedofilia e molestar crianças é um assunto muito pesado e polêmico de ser discutido. É muito fácil julgar Lucas e penalizá-lo como um criminoso, no entanto, desde o início do filme mostra o contrário. E a reflexão que permanece em minha mente é: até onde podemos inocentar um ser humano de um crime desses quando não há provas substanciais?
   Não comentarei mais do filme por que acredito que vale à pena assistir, ele é lento, não possui ação, e como disse, nos permite refletir durante as cenas em que as imagens mostram muito mais que palavras!

Link do filme: A Caça

Nenhum comentário:

Postar um comentário