quarta-feira, 8 de março de 2017

Dicas para Word 02: Travessão nos diálogos

Vocês sabem colocar o travessão nos diálogos?
Muitos aqui utilizam notebook, certo? Se seu teclado possui um teclado numérico no lado direito, exatamente como um teclado normal de computador. Você insere o travessão digitando Alt + Ctrl + - (símbolo menos do teclado numérico) ou Alt + 0151 (os números do teclado numérico).
Poxa, mas eu não possuo o teclado numérico lateral, como eu faço? Calma, eu encontrei uma dica bastante interessante, mas necessitará de um exercício mental para reproduzir toda vez que iniciar um diálogo. Vamos lá?
Na versão mais atual do Word, você clica em Arquivo e procura a sessão Opções, abrirá uma nova janela e você clicará em Revisão de Texto, logo no início da janela haverá um botão "Opções de AutoCorreção", insira uma opção de "Substituir texto ao digitar..". Não esqueça de clicar em "Adicionar" essa nova regra de substituição.
No meu caso, eu adotei a seguinte regra (que encontrei em diversos sites) para a substituição: eu inicio os diálogos digitando dois hifens (--) e ele será substituído automaticamente pelo travessão (–).
Certo, mas como eu acho um travessão no Word? Se vocês notarem, após digitar um texto, você dá um espaço, insere o hífen e depois torna a digitar, esse hífen se transforma em travessão. Você poderá copiá-lo, ou até mesmo, copiar o travessão já digitado aqui (sem as aspas) "–".
Sugerido por Tainã Sorrentino:
Na Aba inserir, vá em Símbolos, procure o travessão e clica nele, irá aparecer algumas informações sobre ele, uma delas informa atalhos, e também tem a opção de criar uma tecla de atalho, no meu caso é o F6, eu clico ele e já aparece o travessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário