quinta-feira, 28 de abril de 2016

Publicando seu próprio livro. Missão: CAPA!

   Após me deparar com autores independentes (na realidade são mais autoras), fiquei em dúvida se eles estariam seguindo passos semelhantes aos que estou caminhando nesse mundo literário ou se estão mais avançadas que eu. Se na postagem anterior busquei as impressões sobre o que os leitores estariam achando dos livros publicados de forma independente, agora decidi trocar ideias com os autores, mais precisamente decidi interrogá-los quanto a algumas questões.

Capa do livro Ambiguidade
   Minha primeira pergunta foi logo para um assunto que considero muito difícil para alguns meros mortais: a capa. Se escrever já é algo que nem todo mundo se sente confortável em fazer, desenvolver uma capa se torna algo mais complexo, principalmente para o autor. Não vamos comentar aqui as exceções, pessoas que possuem o dom de captar a essência do próprio livro e traduzi-lo numa imagem bem editada, formatada e com a fonte de texto ideal que promova aquele destaque que esperamos.

   Poderia ter perguntado se a ideia da capa foi pensada no início, durante ou no final do livro. Mas será que isso realmente importaria? Minha maior dúvida estava em quem desenvolveu a capa do livro publicado, se o próprio autor, se um amigo ou se pagou pelo serviço. Podemos ter a sorte de ter um amigo que se solidarize com seu projeto de escrever um livro e com suas habilidades desenvolver um projeto gráfico primoroso, mas não é assim que todos pensam. Hoje em dia, qualquer coisa envolve dinheiro, e se for gastar tempo para desenvolver tem que existir alguma compensação financeira além de ver seu nome ali na contracapa indicando quem fez a arte visual da capa.

Capa do livro
O Vestido de Trinta Rosas
de Lívia Messias
   Livia Messias lembrou muito bem que quem desenvolve uma capa, geralmente é denominado de "capista", pode ser um profissional que tem habilidades com ferramentas de manipulação digital de imagens, ou até mesmo um desenhista. Mas capista é algo mais profundo, por que geralmente ele capta a essência do livro (como eu havia dito) e traduz aquilo numa imagem que cabe perfeitamente para a capa, inclusive já analisando o gosto do público por aquele tipo de trabalho visual.

   O custo de desenvolvimento de uma capa varia muito, depende da habilidade do profissional, e quanto mais requisitado, consequentemente ele deverá cobrar mais caro. Mas vem a questão: o autor independente estaria disposto a investir na produção profissional de uma capa para seu primeiro livro ou para suas obras que decide publicar?

   Minha herança judia corre pelo meu sangue apesar de não ser praticante do judaísmo (dizem que os judeus são naturalmente "canguinhas") e quando decidi publicar meu primeiro livro comecei a fazer algumas contas básicas. Diferente de alguns autores, eu decidi adotar a plataforma do Clube de Autores para publicar meu livro, que por ser um sistema sob demanda, ou seja, os livros são impressos quando são adquiridos pelos leitores e não é realizada uma tiragem mínima, o custo individual de um exemplar sai caro.

Capa do livro Gravidade
de Hellen Flávia
   Eu não possuo a criatividade para criação de imagens, preciso da ajuda de familiares para fazer algumas artes gráficas, no entanto, eu possuo conhecimento para manipular imagens. Como eu não tinha a ajuda para criar uma capa, eu estava disposto a pagar pelo serviço no meu primeiro livro, Ambiguidade, pesquisei um preço médio e entrei em contato com uma amiga que é artista plástica, queria que ela fizesse a capa. Não havíamos acertado valor, nem nada, fiquei esperando por algum resultado e também, nada. Eu iria pagar uma quantia substancial pelo trabalho dela, mas ela refugou.

   Assim como eu queria no início, outras autoras optaram por pagar a um profissional pelas suas capas, a exemplo de Hellen Flávia com seu livro Gravidade, e Paula M. C. Basílio com o livro prestes a ser lançado, Hidden Love.

   Isso significa que outros tantos autores que estão ingressando no mundo literário também devem estar preocupados com suas capas e avaliando se deve fazê-la por conta própria, obter a ajuda de um amigo (pouco provável) ou contratar um profissional. Mas será que vale mesmo à pena?

   Vamos fazer umas contas?
Capa do livro Hidden Love
de Paula M. C. Basílio
   - Se o autor for investir fisicamente na impressão mínima de quinhentos exemplares de um livro com uma média de 200 páginas, provavelmente o custo individual será em torno de R$15,00 a R$20,00.
   - O serviço profissional para desenvolvimento de uma capa varia bastante. Procurando uma média de preços de prestadores de serviços do Clube de Autores, uma capa pode sair por R$300,00 a até R$600,00.
   - Das quinhentas cópias inicias impressas pelo autor, isso significa que o livro terá um valor a ser agregado de R$0,60 a R$1,20 para cada cópia para cobrir o custo da produção da capa. As próximas tiragens não teriam mais esse custo agregado.
   - O autor precisaria vender os 500 livros para reaver esse valor investido.

   Vale salientar que, se o autor optar por outros serviços profissionais, ele terá outros custos que serão agregados ao valor individual do livro, reduzindo cada vez mais a margem de lucro que provavelmente esperava ter com a venda de sua produção. Não estou aqui para desestimular o autor iniciante, mas sim para mudar o seu foco, o seu ponto de vista. Muitas vezes o desejo inicial é de querer ver o lucro nas primeiras vendas e talvez o correto não seja pensar dessa forma. Talvez o correto é pensar no lucro "zero" ou no menor prejuízo de investimento para que o retorno financeiro comece a vir nas próximas tiragens.

   O livro tem que ter um custo acessível, se o autor optar por exemplo, revender sua obra numa livraria, a mesma cobra um comissionamento de 50%, ou seja, o autor precisa dobrar o valor do seu livro (incluindo sua margem de lucro) para que possa reaver o dinheiro investido nas tiragens. Isso significa que aquele livro que custou R$15,60 não deverá ser vendido por menos de R$35,00 na livraria se não quiser ter prejuízos.

   Por fim, seguindo a contramão de pagar por um profissional, eu decidi ser o criador de minhas próprias capas. Lívia Messias revelou que também produziu sua própria capa. Não é um trabalho fácil. Se de alguma forma o autor possuir o mínimo de conhecimento em desenho ou edição de imagens, pode ir arriscando na produção da capa de seu livro, querendo ou não, é ela que vai despertar a curiosidade do leitor em conhecer sua obra.

Um comentário:

  1. Depois da capa, o que foi mais difícil para mim, foi a sinopse.
    Tao difícil resumir o livro em algumas linhas.
    É uma bela iniciativa abordar esse tema.

    ResponderExcluir