sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Pausa para a leitura - Para ser Escritor de Charles Kiefer



Título: Para ser Escritor
Autor: Charles Kiefer
Editora: Leya
Ano: 2010

Não avaliado




Sinopse:

Um livro que desvenda o processo criativo da escrita e orienta o leitor sobre como realizar o seu sonho de se tornar escritor.

   Tenho que reconhecer, não estou plenamente amadurecido para ler esse livro por inteiro. Não posso desmerecer o autor e a linguagem utilizada no livro, que é muitas vezes difícil de ser compreendida. Vi muitos comentários negativos no Skoob, a avaliação lá embaixo e só fiquei curioso por que vi este livro no blog Tomo Literário, o título desperta o interesse de quem ingressou no mundo da literatura como escritor e deseja adquirir algo mais para se aprimorar.

   Eu já imaginava que não seria um livro traçando os passos principais para alguém se tornar escritor ou até mesmo conter exercícios a serem feitos para que sejamos testados se temos a capacidade de escrever ou não. Ser escritor está muito além do que pode ser teorizado. Uma pessoa capaz de contar uma história bem elaborada pode ser escritor se assim conseguir transpor seus pensamentos para uma folha de papel.

   Existe no livro algumas passagens que ajudam em nossas definições, por exemplo o que diferencia um escritor de um autor, as diferenças entre crônicas e contos, é feita uma análise sobre os autores iniciantes e sua auto-estima elevada nas publicações iniciais, a necessidade de revisar, rever tudo aquilo que escrevemos e não ficarmos endeusando nossas próprias publicações, ou seja, o ego elevado.

   Num de seus capítulos, o autor mostra uma realidade sobre o que escrevemos e achamos original, inusitado, mas que na verdade alguém num passado remoto já escreveu algo bastante parecido. Comenta também sobre plágios. Mas tem momentos do livro que fui incapaz de compreender exatamente o que Charles Kiefer quis passar e isso foi decepcionante para mim, quem sabe daqui mais algumas décadas eu seja capaz de compreender.

   Quem adquirir um exemplar não deve criar a expectativa de que sairá com uma receita pronta para fazer um livro, como muitos devem ter pensado quando avaliaram negativamente o livro no skoob. Tampouco se tornará um escritor melhor, imagino eu, pois tudo dependerá da receptividade daquilo que está sendo escrito e para qual público alvo se quer alcançar. Se não tem público, não se tem avaliação.

   Se mais alguém leu e quer comentar, por favor o faça!

   Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário