sábado, 13 de fevereiro de 2016

Pausa para a leitura - A Matéria dos Sonhos




Título: A Matéria dos Sonhos - Uma viagem para um novo início
Autora: Valéria Martins
Quantidade de páginas: 290
Onde encontrar: Amazon
Avaliação Skoob: 4,6 
Total de 11 avaliações até o fechamento deste post
Total de resenhas no Skoob: 5


   Sinopse do livro:
Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
  Bianca, do blog Epílogos e Finais, se tornou mais uma parceira para ler um de meus livros, Chapada - A Descoberta de uma Paixão e ao inserir em sua página que o leria em breve, fez o anúncio em conjunto com uma autora parceira, Valéria Martins e seu livro A Matéria dos Sonhos. Ao ler a sinopse, percebi que houve uma grande coincidência ou até mesmo a intenção de comparar dois livros que possuem em sua história o cenário da Chapada da Diamantina.

   Além de Epílogos e Finais que resenhará o livro A Matéria dos Sonhos, podemos ver que já há uma quantidade razoável de resenhas no Skoob e se pesquisar encontraremos mais outras em diversos blogs sobre leitura com uma avaliação superior à nota 4,0.

   Fisicamente o livro possui 290 páginas aproximadamente e se não fosse uma boa leitura eu não teria devorado em menos de dois dias. Antes eu vinha numa leitura lenta do livro Para ser Escritor, de Charles Kiefer, o qual adquiri para tentar absorver um pouco de conhecimento que a obra poderia me fornecer. Num dos capítulos de Kiefer  ele comenta que a maioria dos autores não costumam ler obras de seus colegas e então me cedi à oportunidade de parar um pouco para apreciar uma boa leitura.

   Por um lado foi muito importante essa parada, perceber que Chapada possui um laço em comum entre o meu livro e o de Valéria Martins, porém com locações e abordagens diferentes. A formação dos personagens também é, como eles foram descritos pela autora logo no início, reproduzindo a fisionomia de Mariana, seu modo de viver e de se relacionar, as condições sociais das famílias e o status do que representaria o casamento para ambos. Isso traz a originalidade para cada título e o de Valéria Martins possui um público alvo bastante feminino que procura romances daqueles que é sonhado e muitas vezes ainda não alcançado. Já o meu ainda não sei definir, possui uma realidade implícita na leitura que muitas vezes pode não parecer romance, exceto quando os personagens se aproximam.

   Encontrei mais um ponto em comum além do cenário: o conflito social, amar alguém que não faz parte de sua vida social e saber que trazê-la para si ou continuar no mundo dela seria algo impossível. Porém, no meu caso esse conflito permanece em desenvolvimento no segundo volume de Chapada e não há previsão de que terá o mesmo fim.

   Não irei resenhar o livro por não estar em condições técnicas ainda de tecer comentários específicos do livro. Eu leio muitas vezes abstraindo (mas que zorra é isso?). Fico lendo e imaginando as cenas como num filme, fico passando os detalhes de um personagem e imaginando qual atriz se encaixaria perfeitamente no papel e ao mesmo tempo fico procurando alternativas para os caminhos dados pela autora. Muitas vezes tenho que retornar parágrafos ou folhas inteiras por estar lendo uma coisa e criando uma imaginação de outra, fugindo completamente da leitura. Não me prendo a parágrafos e trechos, encontrei alguns muito interessantes que deveria ter marcado para citar aqui, mas acabei passando direto e não tenho condições de encontrá-los se não ler o livro por inteiro novamente.

   Como ainda possuo projetos de livros pendentes, infelizmente não dará para reler o livro, o que vale muito à pena, encontrar detalhes perdidos por entre as linhas deixadas pela autora. Tenho ainda o de Kiefer para concluir também e esse blog para dar prosseguimento.

   Nos vemos na próxima! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário