segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Concluindo o segundo volume de Chapada


   Nesse último fim de semana (21/02/16) encerrei o segundo volume da continuação de Chapada. Seria simples sua publicação se não existissem outras etapas a serem concluídas. Já escrevo no formato A5, utilizo o estilo personalizado para identificar os títulos e isso automatiza a criação do índice, já deixo a quantidade de páginas para contracapa, dedicatória e índice, coisas desse tipo. Mas o que falta?

   Além do corretor ortográfico automático do Word, eu leio e releio o livro pelo menos duas vezes antes de ter a certeza de publicá-lo. Na primeira leitura eu tenho que me apaixonar pelo que escrevi, parece até meio narcisista isso, mas sem alguém para revisar minhas obras tenho que ser meu próprio crítico. Nessa fase procuro por erros gramaticais, tempos verbais, ortográficos e procuro me identificar com o que escrevi. Por vezes passo direto por algum parágrafo ou página quando não consigo corrigir ou entender aquilo que está escrito.

   Na releitura, eu procuro me desapegar da minha identidade com o livro e começo a verificar a parte da temporalidade da história, as correlações com os personagens e se algo que foi escrito lá atrás não está em conflito com o que está mais adiante. Quando chego naqueles trechos que não consegui corrigir, se ainda estiver causando uma má impressão, eu paro e dou atenção especial para dar uma forma mais apresentável.

   Depois disso eu configuro o modo tradicional de iniciar os capítulos pelas páginas ímpares, verifico a possibilidade de inserir alguma imagem, se é necessário inserir ou retirar alguma nota de rodapé, coisas assim. É claro que podem existir alguns erros, de digitação ou gramatical principalmente, mas tenho visto que eles são toleráveis e estão dentro de uma margem aceitável de erro. Se encontrar algum em uma de minhas obras, por favor me avise que corrijo de imediato.

   Livro concluído, falta apenas a capa e inseri-lo nos principais meios de divulgação gratuita.

   Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário