Mais precisamente, O Cerco a Jadotville (Jadouviele numa tradução abrasileirada) retrata uma ação desastrosa da ONU (Organização das Nações Unidas) de enviar forças de paz para a República do Congo após o Primeiro Ministro ter sido assassinado e o país tomado por um golpe militar. O objetivo da ONU era sufocar os militantes do Congo e depor o militarismo.
O que há por trás do contexto do envio de tropas a esse país africano? O ano era 1961 em plena Guerra Fria e o Congo possui jazidas de cobalto e urânio, importantes para a industria militar (o urânio enriquecido do Congo foi responsável pela produção da bomba de Hiroshima, segundo o filme). Portanto, a ONU precisava garantir um governo que não atendesse unicamente aos EUA ou à União Soviética.
Foto original dos soldados em Jadotville |
As tropas de paz da ONU eram mal-vistas pelo povo congolês, além disso, donos de mineradoras contrataram mercenários Franceses e Belgas para atender aos interesses do do ditador do país. O terreno era altamente hostil e após uma ação desastrosa da ONU numa rádio de Katanga, onde 30 civis morreram pelo ataque de soldados da força de paz, o ditador do Congo exigiu uma ofensiva em Jadotville.
Em Jadotville há um grupamento de 150 soldados irlandeses enviados à região para defender estrategicamente essa localização e após o ataque em Katanga passaram a sofrer incursões militares chefiados pelos mercenários e com apoio de ataques aéreos. A Irlanda é um país que nunca se envolveu numa batalha e possui a característica de um país neutro, portanto, seus soldados enviados à Jadotville foram subestimados pelos mercenários e pelas tropas de Congo.
A ação é sufocante, os soldados irlandeses resistiram como puderam, rechaçaram várias investidas dos mercenários até ficarem sem munição e sem apoio da ONU. A NETFLIX ousou ao retratar uma batalha que foi tratada por décadas como vergonhosa pela Irlanda, a qual não reconheceu seus soldados como heróis e que todos os 150 retornaram com vida após resistirem com os poucos recursos que possuíam.
O filme merece a avaliação de mais de quatro estrelas no NETFLIX.
Lá eles perdem o apoio e ficam presos entre as jogadas políticas de um diplomata e os ataques de um exército formado por mercenários franceses. Assim começa o cerco de Jadotville que dá nome ao filme. Amei o trabalho de Jamie Dornan Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito sua atuação neste filme Meu Jantar Com Hervé cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.
ResponderExcluir