quinta-feira, 2 de março de 2017

O que é ser um escritor prolífico?


Pode haver uma grande discussão quanto a qualidade, mas eu fiquei impressionado com a quantidade e como alguns escritores estrangeiros levam o ofício da escrita como algo "profissional".

Por curiosidade, pesquisei alguns autores e fiz uma média para encontrar quantos livros foram publicados de acordo com o tempo, isso pode não representar com exatidão o período em que ele foi escrito, vamos lá?

1 - Nora Roberts publicou entre 1981 e 1996, portanto, por 16 anos, um "recorde" de 100 romances. Isso equivaleria a um romance escrito a cada 58,24 dias.
 😯

2 - Kiera Cass publicou entre 2012 e 2016 13 livros, o que dá uma média de um romance a cada 120 dias.

3 - Nicholas Spark publicou entre 1990 e 2016 21 livros e isso dá uma média de um livro a cada 469 dias

4 - Paulo Coelho (não poderia deixá-lo de fora) publicou entre 1987 e 2016 16 livros, o que dá uma média de um livro a cada 684 dias.

5- Ryoki Inoue possui 1079 títulos publicados e detém o recorde no Guinnes Book

6 - Julio Verne escreveu 51 obras de 1863 a1891

7 - Agatha Christie publicou 95 obras em 88 anos

8 - Barbara Cartland publicou 823 romances, cuja média estimada é de um romance a cada 15 dias

Não dá para negar que todos eles vivem da escrita, mesmo publicando uma obra a cada quase dois anos (no caso de Paulo Coelho suas obras são traduzidas em diversas línguas).

Minha conclusão é que, mesmo não obtendo um público alto de escritores, não devo parar de escrever. Preciso melhorar a cada livro, isso é claro. Um escritor não viverá da escrita com poucos livros, então, a mente criativa deve trabalhar constantemente. Não acredito que Nora Roberts escreveu um romance a cada 60 dias, mas sim, ela já possuía uma reserva de livros prontos para serem publicados.

Se alguns vão contra a maré, eu ainda estou tentando pegar jacaré, mas não pretendo morrer na beira da praia. Quero ter um lugar ao sol também.

Outra coisa que achei interessante, pois, esse post foi publicado inicialmente num grupo do facebook, é que muitos desses escritores se valeram de Ghost Writers, que são escritores fantasmas contratados para escrever um livro adotando as premissas do escritor autor, mas que não recebem os seus nomes nas obras publicadas.

Em breve discursarei sobre Ghost Writer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário