Dirigido por: Joe Johnston
Atores: Rick Moranis, Jared Rushton, Marcia Strassman, etc.
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA
Ontem foi um dia atípico para mim e minha filha, tive que pegá-la após o almoço na escola e já em casa, assim que terminou de fazer sua atividade (para mim era dever de casa), ela preferiu ficar fazendo "arte" com um rolo de papel toalha vazio e uma tesoura. Há muito tempo eu queria assistir com ela esse filme, filmado em 1989, portanto há praticamente 27 anos atrás e que eu assisti por muitas vezes na sessão da tarde.
Sinopse:
O cientista Wayne Szalinski (Rick Moranis) tem como resultado de uma má experiência o encolhimento acidental dos seus dois filhos adolescentes. Além deles, também encolhe sem querer dois meninos da vizinhança, e todos ficam do tamanho de insetos. Agora os adolescentes vão ter que enfrentar diversos problemas por serem tão pequenos, enquanto o pai procura por eles, e também por uma solução.
Após Wayne obter insucesso com sua máquina encolhedora de partículas, um acidente ocorre após uma criança da casa vizinha acertar a janela do sótão com uma bola de basebol e a mesma ligar a máquina e parar entre o feixe de laser e a lente encolhedora. Junto com o irmão, as crianças sobem para recuperar a bola e acidentalmente são encolhidas.
Eu tenho a certeza que para a imaginação de uma criança não há importância com os efeitos especiais, que nesse filme em muitos momentos surpreendem por que atualmente vimos muito mais facilmente edições gráficas feitas por computador do que verdadeiros artistas que se esforçam ao máximo para transformar um efeito no mais próximo do real possível.
É de se esperar, portanto, que em determinados momentos alguns efeitos não tragam mais aquela sensação de realidade para nós adultos, mas para a criança é outra coisa. Voltando ao filme, dr. Wayne retorna à sua casa após sua tentativa de obter financiamento para sua máquina fracassar. Ele não se atenta que dois sofás foram encolhidos e ainda acreditando que sua máquina encolhedora não funciona, decide quebrá-la. Após isso, ele acaba juntando o lixo e aspirando o chão fazendo com que seus filhos e dos vizinhos fossem sugados para um saco que é jogado na calçada da rua para ser recolhido.
As crianças então conseguem sair do saco e enfrentam uma aventura numa "floresta" imensa que é o trajeto do percurso até a casa de dr. Wayne, se deparando com formigas, abelhas, escorpião e até mesmo uma chuva de bombas de gotas d'água expelidas pelo irrigador do jardim. Ao mesmo tempo, dr. Wayne se dá conta que de alguma forma a máquina encolhedora funcionou e fez com que seus filhos ficassem pequenos demais e vai à procura deles para reverter o encolhimento.
Para quem gosta de comédia e filmes infantis, vale à pena assistir Querida, Encolhi as Crianças, que apesar de ter sido filmado em 1989 e possuir alguns efeitos visuais, digamos, rústicos, não faz perder a graça da história.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário